sábado, 31 de março de 2012

O QUE É PAZ




De acordo com o Dicionário de Chambres do Séc.XXI, Paz é dada com uma definição simples como um estado de calma, livre de contenção, a facilidade de espírito ou consciência.
Em IFA, a paz é explicada e descrita como um estado físico, mental, social de uma forma muito bem equilibrada e pacífica com os humanos e o ambiente.

Segundo a IFA, a paz é um termo muito mais amplo que exige equilíbrio em tudo. A manutenção da paz atua primeiramente dentro de cada indivíduo, que mais tarde também através da família e em larga escala para a sociedade. O desenvolvimento físico, mental, espiritual e social do bem-estar de uma comunidade, é a essência para a manutenção da paz na sociedade.

Se não existir a paz dentro de si mesmo, isso não só afeta a qualidade de vida dessa pessoa, como também a sociedade no geral. Parte da estrofe de IFA, vamos analisar o que no que diz respeito da paz. (Owonrin Obara )

Não há nada tão gratificante
Do que ter um despertar com o bem estar físico
Som de saúde é uma boa terapia para uma grande realização.


IFA reitera que é doce como um despertar lírico ao bem-estar. Som de saúde é descrito como uma terapia para atingir até mesmo doces riquezas e outros tesouros da vida. Por isso, são necessários esforços que devem ser feitos para garantir que estamos fisicamente sintonizados, para alcançar a paz. Além disso, um homem faminto eles dizem, é um homem zangado. Vai ser difícil pregar a paz a alguém que está com seu estômago vazio. Deveria ser para toda a sociedade uma questão de necessidade proporcionar um ambiente favorável para todas suas necessidades biológicas. Parte da estrofe em Otura Tuka IFA diz:

Bi ebi ba npa inu

Akasu bamba laa fii bee


Tradução

Se o estômago está sentindo fome
Uma grande parte dos alimentos é utilizado para apaziguar

A partir da estrofe acima, a alimentação é muito essencial para a sobrevivência na terra. Sem alimento, o homem não pode estar em paz dentro de si próprio ou no seio da sociedade em que vive.

Do mesmo modo, devemos observar também que temos que ter um repouso adequado, incluindo a sua ação de dormir. IFA mostra que todos têm seu tempo de trabalhar e o de descansar, e quando vai descansar tem que ser sem ansiedades que podem produzir tensões que mais tarde transferem para o corpo físico e que, portanto, resulta em problemas de saúde.

Fonte: Portal Orixas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Eu só peço a Deus

Eu só peço a Deus




Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia 
Solitário sem ter feito o q'eu queria

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia 
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face 
Se já fui machucada brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte 
Toda fome e inocência dessa gente


Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo 
Que este povo não esqueça facilmente


Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganando 
Pra viver uma cultura diferente


segunda-feira, 26 de março de 2012

É BOM SER DO BEM

  
Será mesmo que as pessoas precisam correr tanto nas estradas. Eu já fiz alguns testes. Nós ganhamos alguns segundos correndo de uma esquina pra outra. Mas esses segundos ganhos podem nos fazer perder algo muito importante. Nossa vida.
Existem algumas coisas que você deve fazer na vida. Uma delas: Deixe que as pessoas que você ama saibam o quanto são especiais para você
O ser humano ainda desperdiça muita energia em brigas, discussões ou impasses bobos. Algumas pessoas fazem isso exatamente por terem muita energia e não saberem onde focar. Se você é assim experimente focar essa força toda em causas mais nobres. Descubra um interesse e lute por uma causa que vá ajudar alguém. Pra isso sim, ajudar, vale colocar sua garra
Como dizem, o mundo está cheio de boas intenções. Vemos o tempo todo as pessoas falando em fazer o bem. Nossa sugestão é direta, pare de falar e comece a fazer algo por alguém no seu dia a dia. De nada adianta se dizer do bem se na prática, com as pessoas ao nosso lado, fazemos diferente.
Cuide da sua saúde. Não só por você, o que já é ótimo, mas também pelas pessoas que você ama. Com saúde você pode cuidar dos seus filhos, dos seus pais e aproveitar cada momento com todos que você quer bem. Cuide de você pra só então poder cuidar dos outros.
Muitas vezes somos pacientes e estamos sempre dispostos com os colegas de trabalho, amigos e namoradas(os). Isso é ótimo, mas nunca temos paciência de ouvir por exemplo como foi o dia dos familiares que moram conosco. Estamos sempre ocupados vendo televisão ou cansados demais, querendo dormir; e sem perceber, magoamos esses entes queridos. Dedique um tempo do seu dia para ouvir e conversar com seus familiares, sejam eles seus pais, irmãos, filhos ou esposa(o). Deixe-os saber que eles são importantes para você e que você se importa com eles.
Essa lição só é possível aprender com o tempo, com a maturidade e com experiências que temos com algumas pessoas. Mas com certeza, seja qual a contrariedade que lhe fizeram o rancor só faz mal a nós mesmos. (Guardar rancor é tomar veneno e querer que a outra pessoa morra).
Basta de rotular as pessoas, como negras, gordas, calvos, velhos e etc. Basta de discriminar por classes sociais, sexo ou religião. A partir de hoje, vamos respeitar todas as diferenças. Somos todos seres-humanos e o que nos difere é nosso caráter e postura. Conheça as pessoas antes de criar pré-conceitos sobre elas.
Ser do bem é praticar a consciência cósmica, sermos criaturas espirituais, independentemente de qualquer religião. Seja luz, independente da religião, fé ou crença. Entenda que todos fazemos parte do universo e o que fizermos a ele nos será dado de volta, sempre
Não procure seus amigos ou familiares somente em momentos de necessidade. Cultive suas amizades e regue seus relacionamentos com visitas, atenção e carinho. As vezes uma simples ligação, carta ou email realmente pessoal faz a diferença e te torna uma pessoa ainda mais querida.
Com certeza muito do que você sabe pode ser repassado as pessoas ao seu redor. Reserve alguns minutos para isso. Isso pode ser feito pessoalmente, mas a internet também lhe dá essa possibilidade. Passe mensagens mais construtivas, dê dicas sobre sua área, indique livros que leu ou bons filmes que assistiu.
Bullying é um termo em inglês que define os maus tratos que crianças cometem com outras mais indefesas. Mas não é só entre crianças que isso ocorre. Por isso, antes de fazer chacotas ou aporrinhar aquele amigo mais quieto, tente compreendê-lo, conhecê-lo e saber porque ele está isolado. Não faça a ninguém o que não gostaria que fizessem a você e respeite sempre as diferenças
O policial é um profissional que escolheu se arriscar para dar segurança a você, cidadão. Isso é muito importante! Se você for parado por uma Blitz Policial aja diferente da maioria! Seja amigável, estenda a mão e agradeça-os pelo trabalho que estão fazendo! Um OBRIGADO POR NOS PROTEGER vai mudar o dia desse profissional. Faça esse teste e prepare-se pra receber dos policiais um belo sorriso de volta.
Policiais são gente do bem. Eles escolheram essa profissão por vocação em ajudar o próximo! Vamos mudar nosso modo de vê-los. Vamos mudar nossa cultura e aprender que eles estão do nosso lado, para nos proteger! Tente cumprimentar amigavelmente o próximo policial que encontrar e veja como ele se sentirá recompensado
Pare alguns minutos por dia para fazer um balanço de suas atitudes. A partir disso veja o que tem feito de bom pra você mesmo e para o seu próximo. Sem essas pausas a vida perde o sentido e possivelmente você se distancie da real felicidade!
Não pragueje contra seus filhos, ao contrário todos os dias imponha suas mãos sobre eles e diga: Seja feliz filho. Tenha um bom dia! Uma boa aula! Deseje tudo de bom a eles e você verá que os seus filhos irão bem em todas as coisas! É bíblico, faça prova e verás a felicidade dos seus filhos!
Mesmo na correria do dia, nós não podemos esquecer-nos do elogio! Ele é muito importante para motivar e fazer as pessoas sentirem que têm valor. Elogie quem merece e incentive-o a continuar dando o melhor de si. Não custa nada e vale como um presente, elogie.
Diminua o seu ritmo, simplifique as coisas em seu dia a dia e seja gentil com você mesmo e com os outros.

quinta-feira, 15 de março de 2012

NÃO BASTA EXISTIR, É PRECISO VIVER



Não basta existir, é preciso viver. E viver é muito mais que existir.

Viver implica aprender e, para ser aprendiz, é preciso humildade para reconhecer a própria ignorância.

Viver implica educar-se para o amor, e, amando e amado, experimentar a angústia de saber-se iluminado sem sentir-se luz, vivenciando as dores e as venturas de sentir-se completo sem poder ser pleno.

Viver implica movimento. E não há movimento sem esforço e atrito.

A vida é dinâmica, jamais se estanca. Vibra serena e sem pressa, embora nunca pare para esperar quem ignore seu ritmo.

Para existir, basta estar. Para viver, é preciso ser, por inteiro. E para viver, ainda que existindo, é preciso ser estar e estar, num ser único.

Viver implica acreditar-se imortal e eterno, mesmo sabendo que nada é permanente.

Viver implica progredir, ir adiante, avançar.

Viver é existir de todas as formas e em todas as dimensões, amando cada uma delas.

Para viver, não basta ver, ouvir, pensar e falar, pois estas são manifestações da existência. Para viver, é preciso sentir, mergulhar em si mesmo e sair, novamente, para observar-se sem paixão.

Viver implica iluminar-se e, sob a luz da própria consciência, apontar os próprios defeitos e limites.

Viver implica assumir a responsabilidade pelos próprios atos, transformando-os todos em gestos de amor e compaixão.

Viver implica conhecer-se, profundamente, e, ciente de si, deixar de enganar-se, trabalhando para mudar aquilo que não está bem.

Viver implica reconhecer, no universo, o próprio lar; nas humanidades cósmicas, a própria família; na criação infinita, o próprio berço; e na natureza a própria saúde e o único sustento.

Não há vida sem troca, não há troca sem perdas, não há perdas sem ganhos, não há ganhos sem lutas, não há lutas sem dor, não há dor sem razão; e não há razão fora da vida.

Viver é muito mais que existir, mas ninguém aprende a viver plenamente sem existir, muitas vezes, de muitas maneiras.

Viver é transcender o que se pensa saber da vida, para assimilar-lhe a verdadeira sabedoria.

Viver implica arriscar-se. E o maior risco é errar.

Mas viver também implica estar certo. E a maior certeza é a de que, a cada erro, mais se pode aprender.

Para existir basta ter sangue nas veias e ar nos pulmões. Para viver, no entanto, é preciso sangrar e sufocar-se de tanto amor.

Na existência, há apenas meias verdades e grandes mentiras, enquanto a vida nos conduz ao coração da única verdade absoluta.

Viver é manifestar-se sem tempo ou espaço; é ser fogo ardendo sempre, sem se queimar; é verbo que não se conjuga, apenas se pratica; é palavra que não se define, apenas se diz; é conceito que não se explica, apenas se vive.

Viver é estar no todo, sendo tudo, sem nunca esgotar-se.

Quem vive, canta por dentro, a despeito do silêncio exterior. Quem vive, existe em todos os lugares, sem pertencer a nenhum. Quem vive, busca, em si mesmo, o que deseja para o seu caminho e, quando encontra, volta a buscar.

Quem vive, não vê morte, apenas transformação; não morre, transmuta-se para a vida; não nasce, apenas passa pela morte para viver.

Viver é ir mais, mudar sempre, virar-se e revirar-se, buscar o próprio avesso, sem saber onde fica o direito.

Viver é enxergar a luz, mesmo nas sombras, e criar luz nas próprias trevas.

Viver é expandir a própria existência para além dos limites imaginados.

Viver é doar-se, sem pedir; é ceder, sem resistir; é entregar-se, sem recear.

Quem vive, renasce um novo ser todos os dias.

Quem vive, tem a própria existência traçada a lápis e recria o próprio destino, minuto a minuto, com a borracha da sabedoria e do perdão.

Quem vive, não sabe o caminho ou quando chegará, para saber para onde está indo.

Quem vive, continua na morte e recria-se ao nascer, sabendo que é preciso morrer para nascer e é preciso existir para morrer.

Viver é ter na própria consciência uma única história, representada por milhares de faces, nomes, episódios de milhares de existências.

Para viver, não basta existir, pois existir é pouco para um ser que nasceu para ser Deus.


Esse texto foi inspirado espiritualmente 
por um amparador extrafísico,durante uma reunião 
do Grupo de Estudos e Assistência Espiritual do IPPB.

quarta-feira, 14 de março de 2012

SER MÉDIUM OU SER MEDIADOR




ENTRE O INVISÍVEL E O MUNDO EM QUE VIVEMOS

É TER O CORAÇÃO ABERTO EM FLOR !...

É - A QUEM FALTA - DAR O QUE NÓS TEMOS!

SER MÉDIUM, IRMÃOS, É SER CONSOLADOR!...

É DAR A OUTREM AQUILO QUE QUEREMOS!,,,

É SECAR PRANTO....É ABRANDAR A DOR !...

É - A QUEM FALTA - DAR O QUE NÓS TEMOS!

SER MÉDIUM, IRMÃOS, É COISA TÃO SUBLIME...

TÃO NOBRE...IMENSA... E DE TANTO VALOR

QUE SE SER MÉDIUM - É CERTO - NOS REDIME,

NOS DÁ DIREITO ÀS GRAÇAS DO SENHOR!

SER MÉDIUM, IRMÃOS, É ALGO QUE SE EXPRIME,

QUANDO, NO PEITO, SÓ SE TEM AMOR! S2


SE AS PESSOAS ANTES DE CRITICAR, CONHECESSEM A VERDADEIRA UMBANDA, 

APRENDERIAM QUE UMBANDA É PAZ, CARIDADE E AMOR

AXÉ MEUS IRMÃOS DE FÉ 





sexta-feira, 2 de março de 2012

PRECE DE ABERTURA DOS TRABALHOS




Hoje resolvi postar umas das preces mais bonitas dentro da Umbanda que é a prece de abertura dos trabalhos de uma casa. Quando em nossa casa fazemos esta prece, sinto que uma energia muito forte cobre a todos nós filhos presentes naquele ambiente e para mim é um dos momentos cruciais para que sejam feitos nossos pedidos de paz,axé e proteção para nós e nossos entes queridos.

Zambi, vós disseste Zambi, que onde tivessem duas ou mais pessoas reunidas em teu nome, que vós conosco estarás.
Zambi, neste momento eu peço a vossa proteção.
Com a graça de Tupã que é nosso pai maior, nos permita meu pai que uma irradiação luminosa do Sol de Oxalá possa baixar sobre os nossos Guias e nossas cabeças afim de que possamos ser bem dirigidos nos trabalhos que irão se efetuar aqui em nosso terreiro.
Que lá do Oriente, Xangô-Caô, com seus inigualáveis e profundos ensinamentos de mística e magia venha nos orientar com firmeza e segurança.
Que o bondoso e sacrossanto coração de nossa Mãe Oxum extraia do nosso íntimo, o fel dos maus instintos;
Que nossa mãe Iemanjá, com suas poderosas Forças de Purificação, permita que as suas Sagradas Águas venham lavar as impurezas dos nossos corações;
Que Xangô, que lá do alto de sua Pedreira, nos mande uma faísca dum raio luminoso, a fim de podermos tratar com a mais pura justiça com nossos semelhantes;
Que Ogum, com a sua gloriosa espada nos defenda e nos proteja de qualquer influência maléfica ou perturbadora, para que o mal seja impotente e que o Bem sempre domine onde nós estivermos.
Que Oxossi, que das profundezas das Matas nos envie o Bálsamo da purificação, tornando bem esclarecidas a nossa alma, na missão de bem fazer ao próximo;
E finalmente a ti Iofá pedimos que a bondade, a paciência e o carinho de seus Velhos Africanos venham ajudar-nos a manter a Paz e Harmonia aqui o nosso Terreiro, fazendo-nos sentir a felicidade em todas as almas.