segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mensagem de Preto-Velho




A figura do Preto-Velho é um símbolo magnífico. Ela representa o espírito de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos evoluir espiritualmente.


Certa vez, em um centro uma senhora consultando-se com um Preto-Velho comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente interessadas em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando os trabalhos de Umbanda sem pensar no próximo e, só retornavam ao terreiro, quando estavam com outros problemas.

O Preto-Velho deu uma baforada com seu cachimbo e respondeu tranquilamente: “Sabe filha, essas pessoas preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo. Procuramos ajudá-las, resolvendo seus problemas; mas, aquelas que podem ser aproveitadas, depois de algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças, fazendo parte do terreiro. Muitas pessoas vem aqui buscar lã e saem tosqueadas; acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade”. Essa é a sabedoria dos Pretos-Velhos…

Os Pretos-Velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a próprio, a força de vontade e encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito.

Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega. Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo como encare seu destino e os acontecimentos de sua vida: “Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade.”

Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS”


Por Pai Cipriano.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

MEDIUNIDADE

A mediunidade é um dom ou faculdade que a criatura possui comunicar-se como mundo dos espíritos.
Através da mediunidade estamos em relação com os nossos guias protetores, parentes mortos e pessoas falecidas, etc.







Ela pode ser de vários tipos:

Incorporação: o médium vai se desenvolvendo, deixando-se envolver pelo espírito até que se da a incorporação, isto é, o guia parece tomar o lugar do médium e por ele fala, ouve e atua.

Vidência: o médium tem a capacidade de enxergar os espíritos .

Audição: o médium tem a capacidade de ouvir os espíritos.

Materialização: o médium fornece um fluído nervoso invisível, do qual os espíritos se utilizam para materializar-se e aparecer.

Efeitos Físicos: Psicocinésia ou Fiptologia: na qual os espíritos provocam fenômenos físicos, tais como, ruídos, pancadas nas mesas, paredes, levantam as mesas, arremessam objetos, etc.

Intuição: o médium tem avisos de fatos que ainda estão para acontecer através de sonhos e até mesmo acordado.

Tipos de transe mediúnico:

Consciente: médiuns que sabem o que está ocorrendo no momento em que a entidade atua. Geralmente este tipo de transe acontece quando a pessoa está se desenvolvendo, razão de muitos não crêem estar recebendo comunicação com as entidades.

Semi-consciente: tipo de transe mais comum entre os médiuns, onde parte da consciência é perdida. Ora escuta, ora não, ora enxerga, ora não.

Inconsciente: em que não se tem conhecimento do que acontece no momento do transe. Tipo de transe raro entre os médiuns.

A mediunidade não é um prêmio que Deus da a determinadas pessoas, mas um meio pela qual possam trabalhar em benefício de irmãos sofredores, problemáticos, ou portadores de mal psicológicos e, em consequência de si mesmo. A mediunidade é para servir e não para ser servida. Quem dela faz instrumento para satisfação de seus interesses pessoais, sofrerá as consequências no futuro. Por isso o médium deve buscar seu aperfeiçoamento moral e o aprimoramento de sua cultura, para oferecer aos guias e protetores condições e ambientes em que possam trabalhar em prol do irmão necessitado, eis que ambos necessitam de evolução. Tanto médiuns como espíritos-guias se irmanam na busca de ascensão espiritual, que lhes de uma existência feliz no futuro.




terça-feira, 3 de julho de 2012

Qual o seu sorriso de hoje?




Axé! Axé! Axééé pessoal!!! Hoje é dia de encanto, alegria e muita esperança… Dia da terra tremer e do coração bater forte.

Viver um dia de cada vez, o momento como Momento Único e a vida como grande oportunidade. Viver e sentir o cheiro, o movimento e a benção.

Sorrir com a alma, calma e palma. Muitas palmas e muitos axés…

Quando damos gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina – hormônios do estresse – baixam. O cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que deixa o corpo mais relaxado. As forças espirituais contrárias à felicidade se afastam e as cargas negativas se dissipam.

Aquele que imagina a felicidade como uma sequência constante de grandes emoções corre o risco de nunca se sentir feliz, de viver frustrado e em busca contínua. A vida, as oportunidades e os momentos simples precisam ser mais valorizados, o sorriso precisa ser cultivado e o bom humor precisa se tornar hábito.

A força e o poder do riso são reconhecidos por muitos – Hipócrates o pai da medicina no século IV a.C. já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes. Darwin, pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro ‘A expressão das emoções nos homens e nos animais’ (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais. Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre. Na Índia algumas empresas têm o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores. No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias, afirma Eduardo Lambert autor do livro “Terapia do Riso” – portanto, só falta VOCÊ.

E uma excelente maneira de começar é seguir os ensinamentos de Osho (O Livro Orange). Uma forma/técnica muito simples, mas capaz de transformar nossa vida e nosso estado de espírito. Vale a pena experimentar por alguns dias.


Todas as manhãs, ao acordar, antes de abrir os olhos, espreguice-se como um gato. Estique cada fibra do seu corpo.
Após três ou quatro minutos, com os olhos ainda fechados, comece a rir. Durante cinco minutos, simplesmente ria.
No início, você terá que fazer isso acontecer, mas logo o próprio som da sua tentativa causará um riso verdadeiro.Perca-se no riso. 
Pode levar alguns dias antes que ele realmente aconteça, pois você não está muito acostumado com esse fenômeno. Mas logo ele será espontâneo e mudará toda a natureza do seu dia.

Bom, para manter essa semana em boa energia, além de um olhar repleto de reconhecimento e um inspirador sorriso, afirmo que “sorrir nas adversidades é privilégio dos mais sábios”.



QUAL SEU SORRISO DE HOJE?

RETIRADO DO LIVRO
“Terapia do Riso”de Eduardo Lamber