quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Os três filtros de Sócrates

O bom de ter contato com muitas pessoas são as várias histórias que você ouve. Esses dias conversando com uma conhecida, ela me disse que havia ficado chateada com uma pessoa querida porque vieram lhe falar uma suposta história sobre essa amiga...depois que ouvi, eu perguntei a ela se ela realmente confiava na pessoa que lhe contou, porque como dizia minha mãe...quem tem boca fala o que quer. 
Falei minha opinião e aproveitei para comentar com ela sobre os 3 filtros de Sócrates, que eu sempre uso ante qualquer situação...
Isso tudo me deu um estalo e então resolvi compartilhar ele com vocês. Porque sei que muitos não o conhecem e que é imensamente útil quando começamos a usá-lo. É bom para nós porque aprendemos a não fazer o mesmo, além de evitar que venham contar coisas não serão uteis para nós e não nos fará bem...

Ótima leitura



Na antiga Grécia, Sócrates tornou-se famoso pela sua sabedoria e pelo grande respeito que manifestava por todos. Um dia, veio ao encontro do filósofo um homem, seu conhecido, que lhe disse:


- Sabes o que me disseram de um teu amigo?

- Espera um pouco - respondeu Sócrates. Antes de me diseres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.

- Triplo filtro?

- Isso mesmo - continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.

O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?

- Não - disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e ...

- Bem! - disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso.

Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa?

- Não. Pelo contrário...

- Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?

- Não. De verdade, não...

- Bem - concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para que é que o queria saber?

O que eu diria....use sempre estes 3 filtro cada vez que ouvires  comentários...seja eles sobre algum dos teus amigos, especialmente os mais próximos e mais queridos, ou no trabalho, na família...

Isso evita que você guarde chateações, mágoas ou tristeza que muitas vezes podem não ser verdadeiras.