segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A História de Nossa Senhora do Sorriso


Confesso que não sabia que existia uma santa cujo o nome é Nossa Senhora do Sorriso e quando descobri, inicie minha busca por saber o rosto que ela tem e me surpreendi quando li a história...principalmente porque essa história acontece com Santa Terezinha do Menino Jesus...




Porque te amo, Maria
Cedo irei para o céu a fim de lá te ver.

Tu que, no amanhecer da vida, me sorriste,

Vem me sorrir de novo, ó Mãe!

Santa Terezinha do Menino Jesus



Nossa Senhora do Sorriso foi o nome dado por Santa Terezinha do Menino Jesus a Nossa Senhora das Vitórias, quando ela (santa Terezinha) foi curada de uma grave enfermidade pelo sorriso que Nossa Senhora lhe deu. Santa Terezinha disse: “Não eram meus desejos que poderiam produzir um milagre, e para minha cura se fazia mister um milagre. Foi Nossa Senhora das Vitórias que o fez.”



História de Nossa Senhora do Sorriso

Quando era pequena, Santa Terezinha perdeu sua mãe. Sua irmã mais velha, Paulina, passou a cuidar dela e da família. Passado algum tempo, Paulina entrou para o Carmelo. Terezinha, já muito triste com a morte da mãe, fica doente com a separação de sua irmã. Uma depressão muito forte se abateu sobre ela e nenhum médico consegue descobrir qual a sua doença. Ela ficou de cama, sofrendo muito, com apenas 14 anos de idade.


O Milagre de Nossa Senhora do Sorriso

Paulina, sabendo da doença, intensificou as orações a Nossa Senhora, junto com as irmãs do Carmelo. O pai de Terezinha, muito devoto deNossa Senhora das Vitórias, mandou rezar uma novena de missas em sua intenção e colocou ao lado de sua cama a imagem de Nossa Senhora das Vitórias. E todos da família começaram a rezar para a menina doente.


Na sua autobiografia, intitulada “História de uma Alma”, a jovem Santa Terezinha relatou admiravelmente que foi curada de sua doença graças à intervenção de Nossa Senhora:

“No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e de repente a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu.”


Devoção a Nossa Senhora do Sorriso

Santa Terezinha, intuitivamente, passou a chamar a imagem de Virgem do Sorriso. Por isso, a devoção iniciou mesmo em sua própria casa, junto dos membros de sua família. Depois disso, claro, ela levou esta linda devoção para o Carmelo da cidade de LIsieux. Lá, a jovem santa entrou com 15 anos, depois que o Papa Leão XIII deu autorização especial. Após a morte de Santa Terezinha, a devoção começou a ser divulgada por todos os conventos Carmelitas e também fora dos conventos, por todo o mundo todo.
A imagem de Nossa Senhora do Sorriso

A escultura original de Nossa Senhora do Sorriso tem aproximadamente 1 metro de altura. Ela é a reprodução perfeita da obra de um artista chamadoBouchardom. A imagem ficou em frente à enfermaria do Carmelo até quando Santa Terezinha, muito jovem ainda, com 24 anos morreu, no ano de 1897. Hoje, a imagem original está na Igreja do Carmelo francês de Lisieux, onde Santa Terezinha viveu e morreu. A imagem fica sobre uma cripta de vidroonde estão depositadas suas relíquias. A comemoração de Nossa Senhora do Sorriso acontece no dia 15 de agosto.




Oração a Nossa Senhora do Sorriso

Ó Maria, mãe de Jesus e nossa, que, com um claro sorriso vos dignastes consolar e curar vossa filha Santa Terezinha do Menino Jesus, da depressão, devolvendo-lhe a alegria de viver, e o sentido da sua existência em Cristo Ressuscitado. Ó Virgem do Sorriso, olha com maternal afeto para tantos filhos e filhas que sofrem com a depressão, transtornos e síndromes psiquiátricas e males psicossomáticos.


Que Jesus Cristo cure e dê sentido à vida de tantas pessoas, cuja existência as vezes esta deteriorada. Maria, que seu belo sorriso não deixe que as dificuldades da vida obscureçam nosso ânimo. Sabemos que só o seu filho Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos no nosso coração. Maria, mediante a luz que brota de seu rosto, transparece a misericórdia de Deus. Que seu olhar nos acaricie, e nos convença que Deus, nos ama e nunca nos abandona. A sua ternura renove em nós, a auto estima, a confiança nas próprias capacidades, o interesse pelo futuro e o desejo de viver feliz. Que os familiares dos que sofrem com depressão ajudem no processo de cura, nunca os considerando farsantes da enfermidade com interesses de comodidade, mas os valorizem, escutem, compreendam e os animem. Virgem do Sorriso, alcance-nos de Jesus, a verdadeira cura, e livra-nos de alívios temporários e ilusórios. Curados, comprometemo-nos a servir com alegria, disposição e entusiasmo Jesus, como discípulos missionários, com nosso testemunho de vida renovada. Amém.


Fonte: cruz terra santa

quinta-feira, 12 de maio de 2016

PRETO VELHO


SOU PRETO. Negro como a noite sem estrelas. Sou velho. Velho como as vidas de meus irmãos.
Mas, se sou ainda negro, é porque trago em mim as marcas do tempo, as marcas de Cristo. Essas marcas são as estrelas de minha alma, de minha vida.
Sou negro. Mas a brancura do linho se estampa na simplicidade do meu olhar, que tenta ver apenas o lado bonito da vida
Sou velho sim. Mas é na experiência da vida que se adquire a verdadeira sabedoria, aquela que vem do ALTO.
Sou velho. Velho no falar, velho na mensagem, velho nas tentativas de acertar.
A minha força da vida se estrutura nas vivências. É  à medida que construímos nossa experiência qie essa força se apodera de nós, nos envolve e nós então nos saturamos dela. É a força e a coragem de ser você mesmo, de não se acovardar diante das lutas, de continuar tentando.
Sou forte. Mas quando me deixo encher de pretensões, então eu descubro que sou fraco. Quando aprendo a sair de mim mesmo e ir em direção ao próximo, aí eu sei que me fortaleço.
Eu sou preto, sou velho,sou humano. Mas sou humano sem corpo.
Sou como você, sou espírito. Sou errante,aprendiz de mim mesmo. Na estrada da vida, aprendi que até hoje e possívelmente para sempre, serei apensa o aprendiz da vida.
Sou andarilho. Pelas estradas da vidaeu corro, eu ando. Tudo isso para aprender que, como vocêr, eu sou um cidadão do universo, viajor do mundo.
Sou um semeador da paz.
Sou preto, sou velho, sou espírito.
Sou eu,Pai João de Aruanda.

Saravá 13 de maio, Saravá os Pretos Velhos, Adorei as Almas

Texto tirado do livre - Sabedoria de Preto Velho - Robson Pinheiro

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

DIA 2 DE FEVEREIRO, É DIA DE YEMANJÁ



Ontem foi dia de festa nos terreiros e nas praias do Brasil e do Mundo. Dia 2 de fevereiro, dia minha mãe das águas, dia de Maria, de Janaína, de Dandalunda, de Marabô,da Princesa de Ayôcá, de Inaê,da Sereia,de Mucunâ,de Dona Yemanjá.
Dia de agradecer de braços abertos em frente ao mar e pedir proteção para o ano que se inicia. Dia de festa, de comemoração,de luz, de paz...dia envolto de Amor e de Fé.
Para aqueles que acreditam na energia do ano, 2016 é ano regido por Oxalá e de Yemanjá. Ano de fortes acontecimento mas principalmente de grandes resoluções e soluções. Por isso neste ano o dia 2 de fevereiro teve um elemento a mais do que os outros. 
Sinto que a cada ano as pessoas se entregam mais para a Fé. De alguns anos para cá é nítido que as pessoas buscam um alicerce, um conforto para a alma e para o coração. Conforto esse que só a Fé nos traz. 
Essa entrega, essa confiança, esse sentimento bom de proteção nos dá a força que necessitamos para seguir em frente e quando nos enregamos de coração aberto sabemos que coisas boas recebemos, porque emanamos essa energia e isso se reflete em nossa vida.
Pois bem, na minha vida também foi assim. Todos os caminhos me levaram para a Umbanda. 
Nasci em uma Família Católica, não muito praticante, mas me foram passados todos os princípios que toda Família Católica aprende. Com isso aprendi também muitos paradigmas que são passados de geração em geração e que também se aprende em toda Família Católica (creio que não só nas católicas).
Sempre tive uma relação incrível com Deus. Sempre - por toda minha vida - senti a presença dele super forte ao meu lado...nós dois sempre "batemos altos papos" em qualquer lugar, a qualquer momento, sem ao menos me importar se olhavam pra mim só porque falava sozinha na rua ou no ônibus (pobre de quem achava que eu falava sozinha...kkk ;) )
E essa força que eu sentia muitas vezes me fez ver algumas coisas, me fez sentir algumas coisas e me fez prever algumas coisas...e isso foi despertando a minha atenção, porque eu queria entender o que estava acontecendo comigo. Lembro que eu era pequena e minha mãe uma vez foi a um vidente e ele avisou a minha mãe para me levar a um centro porque eu precisaria desenvolver a minha mediunidade, mas é claro que por causa da maneira como ela foi criada, e não é culpa dela, minha mãe não me levou nunca.
Mas meu caminho era a Umbanda e um dia a imagem de Yemanjá me chamou a atenção. Não sei dizer quando, nem o porque, mas foi amor a primeira vista. E foi esse amor que me levou a primeira vez a um centro de Umbanda. 
Hoje, mais de 10 anos se passaram desde o primeiro dia que pisei no terreiro e meu amor e devoção por ela só crescem. Nessa primeira década ela não só me colocou no caminho que quero seguir pra sempre, mas ela me ensinou a amar, respeita e a fortalecer ainda mais a minha Fé. Ela e toda a falange da minha amada Umbanda me ensinaram que para fazer o bem ao próximo, nós precisamos estar bem, que a Fé move sim montanhas e que você pode muitas vezes ser exemplo para alguém, sem nem ao menos precisar saber.  
Minha mãe Yemanjá me ensinou que nada é por acaso, que tudo na vida é um aprendizado divino e que cabe a nós escolher o caminho que queremos seguir, mas que TUDO sempre tem um retorno, então, cuidado com nossas escolhas.
Por isso sou eternamente grata a ela. Porque ela olha e cuida de mim todos os dias. Ela me ensinou a ser uma pessoa melhor, a buscar sempre o bem e me mostra o quanto devemos ser gratos por tudo que recebemos.
Odoyá minha mãe das águas, Odocyaba minha sereia do mar...que suas águas lavem sempre nosso Ori e nos protejam de todo mal. Que nossas vidas sejam serenas como o mar, mas sempre que a maré precisar subir, estejamos de mãos dadas com você sentindo a segurança de que tudo no final sempre dá certo...
Obrigada por permitir que eu seja sua filha...minha gratidão e meu amor eternos pra ti linda senhora