quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Festa do Nosso Senhor do Bonfim é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil


Em 5 de julho de 2013 o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da Bahia aprovou a Festa do Nosso Senhor do Bonfim como Patrimônio Cultural Brasileiro. A Festa, que acontece em Salvador desde 1745, tornou-se ontem, dia 15/01/2014 Patrimônio Imaterial Nacional.

A celebração é considerada uma das mais simbólicas no estado e um dos maiores símbolos do sincretismo religioso da Bahia:porque junta duas religiosas distintas – a católica e a afro-brasileira

Esta cerimônia acontece na segunda quinta feira após o dia de Reis. Um imenso cortejo de devotos percorre dez quilômetros de Salvador, partindo do Largo da Conceição até o Largo do Bonfim. Baianas vestidas a caráter trazem moringas e potes cheios de água perfumada para a lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

As baianas despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, num ritual de fé e esperança.


Independente da religião, a lavagem do Bonfim reúne todos os anos milhões de pessoas de diferentes lugares, cor, religiões e classe sociais que caminham 8 quilômetros em nome da Fé. Segundo a tradição, os fiéis acompanham o cortejo vestidos de branco, a cor de Oxalá, a principal divindade do Candomblé e que é associada a Nosso Senhor do Bonfim. As Baianas (devidamente trajadas), entoam cânticos e hinos religiosos, embalados ao som das batucadas e carros de som.

                                                                                                                                  Fonte: Agência Brasil



“Dessa sagrada colina / mansão da misericórdia / dai-nos a graça divina / da justiça e da concórdia”.(Hino do Nosso Senhor do Bonfim)




Nenhum comentário: