sábado, 10 de maio de 2014

ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS




No mês de Maio, comemora-se o dia dos Pretos Velhos, nossas queridas entidades de Umbanda, sinônimo de humildade, sabedoria e, acima de tudo, de uma vida sofrida que tiveram em suas passagens na Terra, no cativeiro em senzalas, onde o negro era visto e tido apenas como mais um animal acorrentado, não podendo, na maioria das vezes, ter uma vida em família e sendo impedido de praticar seus costumes e sua religião. No dia 13 de Maio, é também celebrado o dia em que as correntes que aprisionam o negro brasileiro se partem: dá-se a Liberdade através da abolição da Escravatura, com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.
Pois bem, esta introdução falando do Negro Brasileiro e da Lei Áurea lembra-nos o porquê de existir a
figura do Preto-velho em nossa Umbanda ou do negro escravo em solo brasileiro, que, apesar de
acorrentado durante mais de 300 anos no Brasil, lutou sempre, não deixando morrer seus costumes e cultura,
tendo mantido suas origens no que diz respeito à sua religião! Adaptou-se, lutou por sua liberdade e
contra a tirania do homem branco e não perdeu a esperança!
Hoje o Preto-Velho desce nos terreiros e templos de Umbanda, na sua divina sabedoria, nos ensinando
a termos paciência, a não desistirmos, mostrando que não é tão difícil, que devemos lutar pelos nossos ideais, termos força e esperança gravadas na alma, mas acima de tudo, nos ensinando que devemos quebrar as nossas próprias
correntes e aceitarmos a nossa liberdade e não esperar que venha uma princesa Isabel assinar uma Lei que nos dê a LIBERDADE E A VONTADE DE ESCOLHER! Negro velho diz: “Isso vocês já possuem”!
Por isso, meus irmãos, quebrem as vossas correntes, vivam e sejam felizes com vossas escolhas!
Salve a sabedoria dos Pretos Velhos e Adorei as Almas!

Pai Cláudio 
Sacerdote de Umbanda | ATUPO -Templo de Umbanda Pai Oxalá

Particularmente, tenho um carinho todo especial por essas entidades na qual me ensinam o valor do amor, da vida e o respeito ao próxima em cada gira que vou. Sempre saio com uma mensagem diferente que fica guardada principalmente em meu coração e que muitas vezes já repassei a pessoas que precisavam de uma palavra de carinho e consolo em momentos difíceis. Eles me transmitem além de sabedoria, muita paz e um carinho único em cada toque, em cada olhar, em toda a ternura em cada palavra que eles nos falam. Acredito muito na força que eles tem então nada melhor do que homenageá-los e recebermos seu AXÉ com uma linda oração de proteção...

Fiquem na paz de Oxalá e na proteção dos nossos amáveis Vôzinhos e Vózinhas ♥





Preto Velho
Carreteiro de Oxalá
Bastão bendito de Zambi
Mensageiro de Obatalá

Meu pensamento eleva-se ao teu espírito e peço Agô.

Que tuas guias sejam o farol que norteie minha vida.

Que vossa pemba trace o caminho certo para todos os meus actos.

Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente e meu coração.


Que teu cajado me ampare em meus tropeços.

Ontem te curvastes aos senhores...

Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim e por todos que neste momento clamam por vós.

Maleme e paz sobre meu lar e que a luz divina de Obatalá se estenda pelo mundo.

E que o grito de todos os orixás sejam o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida.

Maleme as almas.

Maleme para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança.

E encontrem fonte fecunda e clara do amor e caridade.

Nenhum comentário: