sábado, 31 de março de 2012

O QUE É PAZ




De acordo com o Dicionário de Chambres do Séc.XXI, Paz é dada com uma definição simples como um estado de calma, livre de contenção, a facilidade de espírito ou consciência.
Em IFA, a paz é explicada e descrita como um estado físico, mental, social de uma forma muito bem equilibrada e pacífica com os humanos e o ambiente.

Segundo a IFA, a paz é um termo muito mais amplo que exige equilíbrio em tudo. A manutenção da paz atua primeiramente dentro de cada indivíduo, que mais tarde também através da família e em larga escala para a sociedade. O desenvolvimento físico, mental, espiritual e social do bem-estar de uma comunidade, é a essência para a manutenção da paz na sociedade.

Se não existir a paz dentro de si mesmo, isso não só afeta a qualidade de vida dessa pessoa, como também a sociedade no geral. Parte da estrofe de IFA, vamos analisar o que no que diz respeito da paz. (Owonrin Obara )

Não há nada tão gratificante
Do que ter um despertar com o bem estar físico
Som de saúde é uma boa terapia para uma grande realização.


IFA reitera que é doce como um despertar lírico ao bem-estar. Som de saúde é descrito como uma terapia para atingir até mesmo doces riquezas e outros tesouros da vida. Por isso, são necessários esforços que devem ser feitos para garantir que estamos fisicamente sintonizados, para alcançar a paz. Além disso, um homem faminto eles dizem, é um homem zangado. Vai ser difícil pregar a paz a alguém que está com seu estômago vazio. Deveria ser para toda a sociedade uma questão de necessidade proporcionar um ambiente favorável para todas suas necessidades biológicas. Parte da estrofe em Otura Tuka IFA diz:

Bi ebi ba npa inu

Akasu bamba laa fii bee


Tradução

Se o estômago está sentindo fome
Uma grande parte dos alimentos é utilizado para apaziguar

A partir da estrofe acima, a alimentação é muito essencial para a sobrevivência na terra. Sem alimento, o homem não pode estar em paz dentro de si próprio ou no seio da sociedade em que vive.

Do mesmo modo, devemos observar também que temos que ter um repouso adequado, incluindo a sua ação de dormir. IFA mostra que todos têm seu tempo de trabalhar e o de descansar, e quando vai descansar tem que ser sem ansiedades que podem produzir tensões que mais tarde transferem para o corpo físico e que, portanto, resulta em problemas de saúde.

Fonte: Portal Orixas

Nenhum comentário: