segunda-feira, 20 de março de 2017

Nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos.

Antes de começar o texto tenho uma pergunta a te fazer: Como você lida com as adversidades da vida?

Essa é uma pergunta que todos nós devemos nos fazer e ser honestos com nossa respostas. Quando eu digo ser honesto é para que você diga a verdade a si mesmo de como você vê a vida e como você reage a cada situação que você vive. Sim, porque se você não disser a verdade, você estará mentindo para si mesmo.

Vamos pegar a imagem do nosso cérebro e dividi-la em dois. O lado esquerdo de nosso cérebro é o nosso lado racional, aquele lado que faz você agir com razão, o correto, o lado que pensa, que aprende, a raciocina...o lado lógico e prático.
O lado direito do nosso cérebro é o lado emocional, aquele que faz você sentir, o lado emocional, intuitivo e criativo.

O fato é, todos nós temos essa dualidade dentro de nós mas é importante dizer que mesmo tendo os dois lados somos nós que comandamos o percurso de nossa vida. É preciso fazer uma analise bem profunda e verificar nossa forma de agir e de pensar, verificar nossos extremos, o lado positivo e negativo e ser sincero ao responder qual dos dois lados fala mais alto em nós. Será que conseguimos transformar algo negativo em positivo? Será que conseguimos ver algo de positivo  mesmo em meio as coisas ruins que nos acontecem? Pois é...essa resposta esta dentro de você e de sua atitude diante das adversidades da vida.

Você já ouviu falar em RESSIGNIFICAÇÃO?

Ressignificação é quando você atribui um novo significado a acontecimentos, através da mudança de sua visão de mundo. É quando você transforma uma determinada situação dentro de você ou seja,  é entender que nós não mudamos uma determinada coisa ou situação mas que nós mudamos o que aquela determinada coisa ou situação significa para nós.

Eu diria que é uma mudança de hábitos onde você começa a dar um novo sentido aos seus valores e suas crenças.

Nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos, portanto é preciso abandona velhos dogmas e começa a praticar sentimentos e pensamentos que te mostram que essas mudanças valem apena. Você transforma sua dor em aprendizado, o aprendizado em poder e você renasce aos poucos excluindo velhos hábitos e tornando esses novos filtros em sua realidade.

Atribuir um fator positivo as coisas que nos incomodam significa equilíbrio emocional. Você aprende a compreender muitas coisas que acontecem na sua vida.

Então, comece aos poucos a ressignificar a sua vida. Compreenda onde estão os pontos que te prendem a pensamentos e sensações que você sabe que não te fazem bem e mude-as. Eu sei que não é algo fácil de fazer mas é algo imensamente gratificante. Quando se vê com os olhos de esperança se vê muito mais longe e lembre-se...no próprio veneno você encontra a cura

Finalizo com uma frase de Jean Paul Sartre:

Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.

Jean-Paul Sartre



Nenhum comentário: