terça-feira, 3 de julho de 2012

Qual o seu sorriso de hoje?




Axé! Axé! Axééé pessoal!!! Hoje é dia de encanto, alegria e muita esperança… Dia da terra tremer e do coração bater forte.

Viver um dia de cada vez, o momento como Momento Único e a vida como grande oportunidade. Viver e sentir o cheiro, o movimento e a benção.

Sorrir com a alma, calma e palma. Muitas palmas e muitos axés…

Quando damos gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina – hormônios do estresse – baixam. O cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que deixa o corpo mais relaxado. As forças espirituais contrárias à felicidade se afastam e as cargas negativas se dissipam.

Aquele que imagina a felicidade como uma sequência constante de grandes emoções corre o risco de nunca se sentir feliz, de viver frustrado e em busca contínua. A vida, as oportunidades e os momentos simples precisam ser mais valorizados, o sorriso precisa ser cultivado e o bom humor precisa se tornar hábito.

A força e o poder do riso são reconhecidos por muitos – Hipócrates o pai da medicina no século IV a.C. já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes. Darwin, pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro ‘A expressão das emoções nos homens e nos animais’ (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais. Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre. Na Índia algumas empresas têm o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores. No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias, afirma Eduardo Lambert autor do livro “Terapia do Riso” – portanto, só falta VOCÊ.

E uma excelente maneira de começar é seguir os ensinamentos de Osho (O Livro Orange). Uma forma/técnica muito simples, mas capaz de transformar nossa vida e nosso estado de espírito. Vale a pena experimentar por alguns dias.


Todas as manhãs, ao acordar, antes de abrir os olhos, espreguice-se como um gato. Estique cada fibra do seu corpo.
Após três ou quatro minutos, com os olhos ainda fechados, comece a rir. Durante cinco minutos, simplesmente ria.
No início, você terá que fazer isso acontecer, mas logo o próprio som da sua tentativa causará um riso verdadeiro.Perca-se no riso. 
Pode levar alguns dias antes que ele realmente aconteça, pois você não está muito acostumado com esse fenômeno. Mas logo ele será espontâneo e mudará toda a natureza do seu dia.

Bom, para manter essa semana em boa energia, além de um olhar repleto de reconhecimento e um inspirador sorriso, afirmo que “sorrir nas adversidades é privilégio dos mais sábios”.



QUAL SEU SORRISO DE HOJE?

RETIRADO DO LIVRO
“Terapia do Riso”de Eduardo Lamber

Nenhum comentário: